Breve histórico


Tudo começou em fevereiro de 2004 o empreendimento era somente uma ideia persistente que Leonardo Silva tinha consigo mesmo, mas um desejo que uma necessidade. Leonardo trabalhava seis horas por dia como professor de informática de uma escola profissionalizante em João Pessoa, onde lecionava aulas de Informática para iniciantes, Webdesign, Programação, Linux, Redes, Montagem e manutenção de micros, entre outros cursos intermediários e avançados, somente nas horas vagas exercia um trabalho eventual na casa de amigos e conhecidos, que por sua vez sempre indicavam para outros amigos e parentes. Com o passar dos anos, e, com o fato de que em março de 2007 foi demitido de seu emprego na escola profissionalizante, Leonardo assumiu o papel de empreendedor e começou a pensar em abrir uma empresa. Existiam algumas Lan Houses perto de onde morava em Mangabeira que serviam de base de operações para alguns trabalhos, ao oferecer a parceria com os donos das Lan Houses para conseguir indicações realizava a manutenção preventiva dos computadores a um custo simbólico. Ao mudar para o município de Cabedelo, em junho de 2007, percebeu a oportunidade de iniciar seu empreendimento na área de tecnologia da informação. Na cidade haviam pessoas que trabalhavam com informática, mas não tinham noção do que faziam, na maioria dos casos eram curiosos que nem mesmo tinham conhecimentos básicos, Leonardo estava na área de informática há quase dez anos e cursava o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Unitins, na modalidade EAD. Os primeiros contatos feitos na cidade foram de grande importância para o futuro do empreendedor, pois estes serviram de referência para outros que se seguiram. Existia uma Lan House no centro da cidade que o dono não entendia muito do assunto e contratava os serviços de um prestador de serviços da prefeitura, outra Lan House que estava iniciando as atividades e que o proprietário não sabia por onde começar. Apresentando a proposta de um plano que iniciava pela montagem de uma rede bem feita e com um conjunto de programas visando o atendimento das necessidades da maioria dos utilizadores de computadores e alguns jogos para o entretenimento dos frequentadores solucionava todos os problemas a um custo acessível e justo. O rendimento que tinha com as lan Houses já garantia as despesas, só faltava o que era necessário para o desenvolvimento. Então surgiu a ideia de oferecer treinamento personalizado para as pessoas que desejavam aprender informática. Com apostilas planejadas com base nas necessidades dos usuários e aulas expositivas com exercícios práticos conseguia preparar pessoas para o ambiente de trabalho ou para utilizar computadores e notebooks em casa com aulas agendadas em horários combinados com os clientes.
Já era hora de formalizar o negócio e com a ajuda de contadores e amigos Leonardo foi em busca de informações relevantes para a abertura de sua empresa. Já existiam o mercado, a quantidade de serviços já mantinha uma expectativa de crescimento e só faltava definir a atividade fim do negócio. Existiam muitas áreas para explorar, no ramo de informática tem muita coisa pra fazer. Passou pela cabeça em abrir uma loja de informática, mas exigia um grande capital de giro e o atendimento em Cabedelo poderia, inicialmente, não gerar tanta receita. Mas uma assistência técnica não existia ainda em Cabedelo, e o capital de giro era bem menor que uma escola de informática ou uma loja de peças para computadores. Então Leonardo no fim de 2008 definiu formalizar uma assistência técnica de Informática. Aproveitou parte do dinheiro da rescisão do último emprego para utilizar de capital de giro, alugou uma sala na Rua João Vitaliano, no centro de Cabedelo em parceria com um dono de uma Lan House e fez uma pequena publicidade nas Lan Houses e escolas nas proximidades. Tudo parecia indo como planejado quando em outubro de 2009 o proprietário do local pediu para desocupar o ponto que ele iria utilizar para outra finalidade, foi quando a sede da assistência foi para onde funciona desde novembro de 2009, em um ponto alugado na Rua Severino Teixeira de Oliveira, na esquina ao lado da Cardiológica, também no centro de Cabedelo. Depois de alguns ajustes no local onde antes funcionou uma sorveteria e uma casa de diversões eletrônicas, iniciamos as atividades. Ainda em 2009 recebe proposta de uma sociedade com um outro empreendedor que tinha uma empresa inativa a vários anos para continuar com o antigo nome empresarial, mas não aceitou por divergirem em objetivos estratégicos. Em 9 de fevereiro de 2010 formaliza sua empresa como empreendedor individual, como atividade principal a montagem e manutenção de computadores e equipamentos periféricos e consegue realizar um cadastro em três distribuidores de componentes para informática em João Pessoa, que garante o fornecimento de peças para reposição dos computadores que chegam para o concerto na assistência.
Hoje a empresa conto com três colaboradores além de Leonardo que passa boa parte do seu tempo estudando o crescimento do mercado e como aumentar a participação no mercado, fazendo contatos com clientes e fornecedores, controlando o fluxo de caixa e realizando as atividades mais complexas. A empresa funciona de segunda a sábado de 9:00 às 12:00 com uma pausa para o almoço e de 14:00 às 18:00. Leonardo analisa a possibilidade de abrir uma loja de equipamentos de informática e criar uma linha de computadores PC para usuário doméstico e outra para o mercado empresarial.